A Única Educacional LTDA, mantenedora do Colégio Promove, é uma Sociedade Simples, de caráter educacional, com fins lucrativos – com inscrição no CNPJ sob o nº 10.739.240/0001-66. Possui hoje unidades acadêmicas descentralizadas nas Regiões Administrativas do Guará I, Águas Claras e Recanto das Emas:

• Unidade Guará, localizada à QE 11 – Área Especial E, Guará I – DF.
  • Unidade Recanto das Emas, localizada à Q. 201 Lote 01, Av. Buriti – Recanto das Emas – DF.
  • Unidade Águas Claras, localizada à QS 05 – Rua 300 – Lote 01 – Águas Claras – DF.

O Colégio Promove está situado na Região Administrativa de Águas Claras, uma região nova, emancipada há 12 anos, caracterizada pela alta concentração de prédios de apartamentos que têm entre 12 e 32 andares. Isso faz de Águas Claras uma região das mais populosas, que possui cerca de 160 mil habitantes, mas com a perspectiva de que esse número ainda cresça muito.

É a região com maior concentração da classe média, com renda per capita alta, em torno de 6 salários mínimos, segundo dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) fornecidos pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN), referentes aos anos 2013 e 2014. As famílias são, geralmente, constituídas por jovens com filhos pequenos. Isso faz com que haja necessidade de novas escolas para atender a essa demanda, que hoje precisa sair de Águas Claras para frequentar as aulas, facilitando o acesso e inserção desses alunos à escola.

O Colégio Promove é uma escola que trabalha com a Educação Básica, iniciando em 2018 a oferta dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Pretende oferecer uma formação que favoreça o desenvolvimento do estudante, nos aspectos biológicos, psicossociais, cognitivos e afetivos.

A Proposta Pedagógica representa o compromisso da comunidade escolar em atender aos padrões de qualidade que correspondam as exigências dos partícipes do processo educativo e da legislação vigente. A corporeidade do projeto acontece na interação que se busca entre os sujeitos: professores, alunos, equipe de coordenação, diretoria geral da Escola, pais e funcionários. Mais do que o papel, o projeto envolve pessoas com uma ideia, com uma prática libertadora e transformadora (FREIRE, 2015).

A forma de firmar este compromisso implica planejamento, dando lugar e sentido a uma ação conduzida pelas diretrizes da Proposta Pedagógica. Esta, visa identificar e tratar os desafios do cotidiano da escola de uma forma sistematizada, consciente, científica e participativa. É o caminho mais acertado para reinventar e inovar a escola, ressignificando suas finalidades e objetivos.