No espírito fraterno, o Colégio Promove acolhe os estudantes de forma festiva durante a primeira semana de aula, momento que também reúne pais e professores no diálogo e responsabilidade. Vários acontecimentos marcam o início do ano letivo: acolhida da direção pedagógica, apresentação do corpo docente e demais equipes que compõem a comunidade escolar, momentos culturais e outros.
Com o objetivo de intensificar os estudos, o Setor Pedagógico do Colégio Promove disponibiliza os horários dos Plantões Tira-dúvidas em todas as áreas do conhecimento, com horários disponíveis no contra turno.
Visa orientar o estudante ao uso consciente e eficaz das novas tecnologias da informação e comunicação disponíveis, bem como aprender a lidar com a informação de forma crítica e compartilhar o conhecimento a partir do trabalho coletivo (Público: Ensino Fundamental e Médio).

O projeto é uma forma de ajudar a quem precisa, ao mesmo tempo possibilitar aos alunos a participação de ações que valorizam a vida e o amor ao próximo. “A ideia é levar aos alunos a oportunidade de se conscientizarem sobre a importância da solidariedade como um valor social, demonstrando que pequenas ações se conformam em mudanças significativas, tanto na vida dos que precisam, quanto de quem ajuda,” afirma a Diretora Haydée.

 Tem como intuito estimular, através do recurso cinematográfico, o diálogo de modo interdisciplinar, constituindo-se local privilegiado para a consciência crítica em torno das questões sociais, ambientais, políticas e éticas que perpassam a ação humana em proporção global (Público: Ensino Fundamental II e Ensino Médio).
Através da riqueza estética e linguística, a festança reúne toda a comunidade escolar em confraternização, interação e respeito aos valores regionais. (Público: Ensino Fundamental e Médio).

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Os Jogos Internos ocorrem no segundo trimestre letivo, com duração aproximada de dez dias e objetivo de desenvolver entre os estudantes o cuidado com a saúde. Neste sentido, proporciona o trabalho em equipe, o respeito às regras, a diversão e a percepção dos limites do corpo. É um momento de solidificar as amizades e unir ainda mais a escola nas diferentes etapas de formação. Praticar esporte significa manter a vida constantemente saudável em uma sociedade caracterizada pelo sedentarismo. Para enriquecer ainda mais este momento, os Jogos Internos fomentam a Leitura e a Produção Escrita, com o propósito de formar estudantes capazes de usar adequadamente a língua materna em suas modalidades escrita e oral a partir de uma temática anual vinculada à contribuição dos esportes.

O Projeto Profissões é uma iniciativa do Colégio Promove, com o intuito proporcionar uma experiência imersiva em diversas áreas de atuação profissional, com palestras com os professores dos cursos superiores da faculdade ICESP. Direito, Medicina veterinária, Pedagogia e até aviação, são cursos disponibilizados pelo projeto, entre outros.

O dia nacional da Consciência Negra, é e deve ser valorizado por todos. E os alunos do Colégio Promove mostraram isso através de uma exposição feita com cartazes e banners com frases e fotos de personalidades muito importantes que se posicionam e lutam ou lutaram pela causa. A exposição contou com cartazes confeccionados pelos alunos, com frases conhecidas e algumas criadas por eles mesmo.

A preparação para os exames externos voltados ao vestibular, Programa de Avaliação Seriada (PAS) e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é uma proposta imprescindível à formação humana e social dos estudantes do Colégio Promove, oportunizando-lhes, a partir de aulas integradas, o estudo aprofundado sobre obras relacionadas às diversas áreas do conhecimento. Implica, na realização de simulados, o aperfeiçoamento da escrita e o pensamento crítico em múltiplos contextos.

No dia 11 de agosto comemora-se o dia do estudante, momento propício para refletir sobre os desafios de estudar na atualidade, uma vez que a realidade do mercado de trabalho é cada vez mais incerta, com inúmeros jovens excluídos socialmente. Estudar na contemporaneidade tem sido uma necessidade intrínseca aos direitos sociais, cuja possibilidade de maior ascensão e igualdade social é visível e emergente. Neste dia, a escola enaltece a condição estudantil de forma celebrativa, com intuito de reconhecer e valorizar o seu papel na sociedade.

O Projeto Ciência e Sociedade, desenvolvido no terceiro trimestre letivo, inclui estudantes do ensino fundamental II e ensino médio, com objetivo de refletir sobre as contribuições da produção científica e a sua relevância à vida em sociedade. Por meio de orientações docentes e pesquisa em sala de aula, de forma interdisciplinar, as diferentes séries organizam uma apresentação coletiva em forma temática a ser exposta à comunidade educativa.

O Projeto Estudante Faz Ciência no Ensino Médio é uma proposta de estudos avançados com objetivo à iniciação científica dos jovens estudantes do Colégio Promove, introduzindo-os na pesquisa e oportunizando o trabalho em equipe, sempre orientado por docentes da área de conhecimento a ser estudada. Objetiva estimular a juventude a ler textos científicos, de modo a produzir no final dos estudos trabalhos que os qualifiquem à participação em eventos de iniciação científica. A proposta visa a preparação do estudante para o espaço acadêmico, colocando-o em contato com múltiplas áreas de pesquisa, principalmente as diferentes formas de ensinar e aprender no ensino superior. Com prazo máximo de seis (6) meses de pesquisa, o projeto caracteriza-se pelas seguintes etapas: a) publicação do edital e abertura das inscrições de projetos elaborados pelo corpo docente; b) inscrições de projetos; c) período de análise do material dos candidatos; d) período de inscrição dos estudantes pesquisadores; e) divulgação dos estudantes selecionados; f) início dos projetos; g) submissão da produção em congressos de iniciação científica no espaço regional e nacional.

Tem como objetivo proporcionar o debate e a integração social dos alunos com os temas que têm marcado o mundo político, cultural e social das nações envolvidas.